28 DE MAIO DE 2021
O Governo de São Tomé e Príncipe através da Direcção-Geral dos Recursos Naturais e Energia (DGRNE) está a mobilizar o processo de candidatura para acolher o Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética na África Central (CEREEAC). Esta região é a única na África que ainda não possui esse centro. Esta região é composta por 11 países incluindo: Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné, Ruanda, Gabão e São Tomé e Príncipe.
Em termos regionais, São Tomé e Príncipe é membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) desde 1983 e tem estatuto de observador na Comunidade Económica e Monetária da África Central (ECMAC).
A proposta de hospedar o CEREEAC é, portanto, uma resposta para ajudar os estados membros do CEEAC a alcançar as metas estabelecidas de Energia Renovável (RE) e Eficiência Energética (EE), implementar compromissos de política estabelecidos, alcançar uma melhor coordenação técnica, harmonização de doadores e garantir a sustentabilidade do projeto a longo prazo intervenções e também documentar as lições aprendidas.
Em suma, por meio do CEREEAC, espera-se que a região promova melhor os investimentos em energia sustentável, facilite a introdução de regulamentações e padrões apropriados e aprofunde a capacidade das instituições nacionais e dos recursos humanos qualificados. Prevê-se que a abordagem regional do CEREEAC irá eliminar ou reduzir as barreiras à plena exploração de ER e EE e, assim, promover a competitividade da região e, em particular, o desenvolvimento de Energia Verde em STP .
Fonte © DGRNE