Os caminhos do desenvolvimento do projecto piloto visando a implementação do do primeiro sistema flutuante de conversão de energia térmica oceânica (OTEC) com 1,5 MW de potência, conheceu boas noticias na passada semana. A Global OTEC, promotor do projecto, recebeu mais uma certificação internacional de engenahria do grupo Lloyd’s Register (Reino Unido).
O processo de Aprovação em Princípio do Lloyd’s Register confere aos promotores confiança inicial de que a tecnologia é capaz de ser avaliada em relação aos mais rigorosos códigos e padrões internacionais existentes. Este marco é um reconhecimento de que a plataforma respeita os requisitos necessários para garantir uma base estrutural para a implementação da tecnologia OTEC.
“Partindo do certificado de aprovação emitido pelo inspetor de garantia marítima ABL Group em Abril do corrente ano, temos agora uma validação adicional de nossa abordagem tecnicamente sólida e razoável para comercializar a tecnologia OTEC. No passado, os desafios que paralisaram o desenvolvimento de projetos OTEC não são intransponíveis. Seguir boas práticas de engenharia, fiscalizadas por órgãos reguladores, proporciona muito conforto aos nossos parceiros e investidores”, destaca o fundador e CEO da Global OTEC, Dan Grech.
Jenny Wilson, diretor de Engenharia do Lloyd’s Register, afirma que o grupo “tem o prazer de atribuir uma aprovação em princípio à Global OTEC para apoiar sua plataforma OTEC, Dominique. Este projeto enquadra-se perfeitamente nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU do sistema IECRE que o Lloyd’s Register como Organismo de Certificação de Energias Renováveis (RECB) para a Energia Marinha. A plataforma da Global OTEC oferecerá uma alternativa verde à energia de combustível fóssil com zero emissões de carbono e será uma fonte vital de eletricidade renovável para os países em desenvolvimento”, ressaltou.
O promotor da OTEC-STP está a trabalhar com as autoridades nacionais e demais parceiros com vista a estar em condições de iniciar os testes de instalação no país a partir de 2025.
Como Funciona OTEC
O princípio de operação da tecnologia OTEC envolve um sistema flutuante que usa a água quente da superfície do mar para vaporizar um líquido de baixo ponto de ebulição. Este vapor quente produzido aciona uma turbina que produz energia elétrica. A água fria da área mais profunda do oceano é então usada para resfriar o vapor e condensá-lo novamente em líquido, para que o ciclo possa se repetir durante todo o ano, produzindo eletricidade sem emissão de CO2. Assista um video educacioanl de 2 minutos aqui.
A parceria
GLOBAL OTEC está a colaborar com a SIDS-DOCK, a única organização internacional reconhecida pelas Nações Unidas para lidar com as alterações climáticas, resiliência e segurança energética em pequenos Estados Insulares, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Governo de São Tomé e Príncipe ajudar a endereçar a enorme escassez de energia isenta de carbono e acessível para a rede elétrica no país. O projeto é desenvolvido sob a Aliança Global de Energia dos Oceanos (Global Ocean Energy Alliance - GLOEA), promovida por SIDS DOCK e UNIDO. A GLOEA almeja desenvolver um projeto OTEC movido pelo setor privado e primeiro do género para futura réplica, ampliando e comercializando entre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (Small Island Developing States - SIDS) e Países Menos Desenvolvidos (Least Developed Countries - LDCs) costeiros.
Sobre a Global OTEC
A Global OTEC é uma empresa privada com sede no Reino Unido criada para acelerar a comercialização de plataformas flutuantes OTEC como fonte de energia limpa, de carga básica e zero carbono, que alcancem o máximo impacto na capacitação de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), Países Menos Em Desenvolvimento (LDCs) e Nações Costeiras com segurança energética, ajudando o planeta a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, eventualmente, eliminar a dependência total de combustíveis fósseis.
Sobre o Lloyd’s Register
Lloyd’s Register é um grupo global de serviços profissionais especializado em engenharia e tecnologia naval. Foi criado há mais de 260 anos como a primeira sociedade de classificação marítima do mundo, para melhorar e estabelecer padrões para a segurança dos navios.
Hoje é um fornecedor líder de serviços de classificação e conformidade para as indústrias naval e offshore, ajudando clientes a projetar, construir e operar seus ativos em níveis aceitáveis de segurança e conformidade ambiental.
Para mais informações sobre OTEC-STP contacte a Coordenaçao do Projecto através do Tel: +239 9094587 ou email: otecstp@globalotec.co
Visite www.otec.st ou www.globalotec.co
Fonte – Global OTEC