Promoção de rede resistente ao clima e ambientalmente sustentável/ rede isolada de electricidade hidroeléctrica e através de uma perspectiva integrada em São Tomé e Príncipe.

Mapa projecto energía

O objectivo do projecto é introduzir uma perspectiva com base em energia e ecossistemas integrados para a rede / rede isolada baseada em produção de mini/pequenas centrais hidroeléctricas em São Tomé e , mobilizando $ 20.7 milhões do sector financeiro multilateral e privado durante o seu período de implementação de cinco anos.Espera-se que isto, por sua vez, gere benefícios directos globais de 137.200 toneladas de CO2 durante o mesmo período e 36.850 toneladas de CO2/ano a partir daí em emissões evitadas de gases de efeito de estufa (GEE). Quando se olhar para os 25 anos de vida das estações de energia hidroeléctricas definidas para o desenvolvimento durante o período de 5 anos do projecto, a estação de energia poderá ter gerado 365.000 MWh, com um montante combinado de CO2 reduzido de 874.200 (737.000 + 137.200) tons, incluindo a redução de CO2 relacionado com a gestão sustentável da terra e floresta, isto é equivalente a $ 6 de fundos GEF por tCO2. O projecto alcançará esta meta ao introduzir uma estrutura reguladora e ao estabelecer um mecanismo de apoio financeiro que juntos facilitarão a participação do sector privado ao aumentar a parte de produção de energia hidroeléctrica no país. 

Além disso, para assegurar a disponibilidade de recursos hídricos para a produção de electricidade (e irrigação para a criação de emprego), o projecto implementará uma perspectiva de gestão integrada da bacia hidrográfica. Isto tem como objectivo a gestão integrada dos recursos naturais com a melhoria da subsistência comunitária de forma sustentável e dentro do meio ambiente. O projecto introduzirá métodos de participação inovadora de gestão dos recursos naturais, agro-conservação e agro-ecologia. Isto será alcançado através da planificação do uso das terras ao nível dos recursos hídricos e implementação de florestas da comunidade acima de 6.000 há, práticas de gestão sustentável das terras agrícolas acima de 10.000 ha, e actividades de geração de rendimentos (tais como cogumelos, plantas medicinais, ecoturismo, etc.) para as comunidades rurais. Esta perspectiva baseada no meio ambiente será sustentada por um mecanismo financeiro entre produtores privados de energia hidroeléctrica e comunidades integradas, com base na manutenção de serviços ambientais (regulação do fornecimento da agua) 

Directorate