A colaboração da UNIDO tornou possível tornar São Tomé e Príncipe o primeiro beneficiário do Programa OTEC

A colaboração da UNIDO tornou possível tornar São Tomé e Príncipe o primeiro beneficiário do Programa OTEC

Os oceanos possuem um potencial abundante e pouco explorado de energia renovável que pode impulsionar a economia de pequenos Estados insulares. As tecnologias de energia renovável marítima oferecem sinergias e oportunidades claras para a transição de empregos e tecnologia com a indústria marítima de petróleo e gás, bem como a dessalinização e a aquicultura, entre outras.

 O desenvolvimento de energia marinha e oceânica pode, portanto, alinhar-se estreitamente com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, bem como fornecer às comunidades insulares e costeiras opções de recuperação seguras para o clima no decorrer da pandemia COVID-19.

O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou recentemente uma parceria com o Programa Global OTEC para o desenvolvimento da primeira plataforma de Conversão de Energia Térmica em Oceano Flutuante do país.

OTEC, Ocean Thermal Energy Conversion é uma tecnologia de energia renovável aplicável a áreas tropicais e subtropicais. A energia é produzida usando o diferencial de temperatura entre a superfície do oceano e as águas profundas. 

Esta parceria foi possível graças à colaboração da ONUDI, que em setembro de 2019 permitiu ao país pertencer à família SIDS-DOCK (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento), através da assinatura de um Memorando de Entendimento, posteriormente conduzindo à parceria com a programa OTEC. Além disso, a UNIDO financiará parcialmente um estudo de pré-viabilidade do projeto que começará em breve.

 O projeto OTEC no país é visto como uma das opções futuras de São Tomé e Príncipe para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, em consequência da descarbonização.

27 DE outubro DE 2021

Fonte: DGRNE

Directorate

Add new comment

Restricted HTML

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.