Associados da ALER participam na 25ª edição do Africa Energy Forum

aler

A ALER foi parceira oficial da 25ª edição do Africa Energy Forum (AEF) que decorreu entre os dias 20 e 23 de Junho, pela primeira vez na África continental em Nairobi, capital do Quénia.

Este evento internacional de energia reúne representantes governamentais, reguladores, instituições financeiras de desenvolvimento, bancos comerciais, fornecedores de energia e de tecnologia, e EPC’s de diferentes países do mundo.

Como tal, os Associados da ALER também marcaram presença na edição deste ano, entre os quais o Ministério das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, a EDM - Electricidade de Moçambique, a CJR Renewables, a Green-Venture e a Miranda & Associados que ao participarem puderam estabelecer contactos com participantes africanos e internacionais.

Da parte do Ministério São-Tomense, Gabriel Maquengo, Director Nacional de Energia foi orador convidado na sessão "Construir uma rede para nações mais pequenas", juntamente com Sesneica Leal, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe (fotografia 1 e 2). Para além desta sessão, o porta-voz do Ministério foi também convidado para participar no debate sobre "Energia distribuída e energia comercial e industrial".

Em representação do mercado moçambicano, destaca-se a intervenção da EDM com a participação do Presidente do Conselho de Administração, Marcelino Gildo Alberto, que assegurou o desenvolvimento de projectos estruturantes de produção e transporte de energia para atender às necessidades do mercado Moçambicano através dos corredores de interligação com os países vizinhos. 

Destaca-se também a participação da Green-Venture, empresa que presta serviços de desenvolvimento, construção, operação e manutenção no sector da energia limpa, no qual Miguel Mendes (3ª fotografia) confirma que “o AEF foi o local ideal para desenvolver novos contactos e identificar oportunidades de investimento no sector da energia em África. O slogan “Stakeholders in one place” descreve muito bem o que encontrámos. Num mesmo local, tivemos a possibilidade de interagir com parceiros-chave interessados em promover o desenvolvimento do sector da energia em África”.

A empresa CJR Renewables, empresa de serviços integrados em regime EPC e BoP, especializada na construção de parques eólicos, fez-se representar pelo membro Jorge Rocha (4ª fotografia).

Da parte da Miranda & Associados, sociedade de advogados que presta serviços em todos os ramos do direito com jurisdições nos cinco países lusófonos africanos, estiveram presentes os sócios Catarina Cunha e Távora e Nuno Cabeçadas (5ª fotografia).

Nesta 25ª edição do AEF, salienta-se ainda a realização da 6ª Mesa Redonda de Reguladores de África, no qual todos os representantes das entidades reguladoras presentes puderam participar e debater as oportunidades, questões e desafios que ainda perpassam a regulação do sector em África. Carlos Ramos, Administrador Executivo da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) participou nesta mesa redonda em representação de Cabo Verde, juntamente com Felisbela Cunhete, administradora executiva da Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique e Sesneica Leal representando São Tomé e Príncipe.

As apresentações do AEF já estão disponíveis para consulta aqui.

Fonte: Green-Venture, CJR Renewables, Miranda Alliance e ARME

Directorate

Add new comment

Restricted HTML

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.