SÃO TOMÉ & PRÍNCIPE E GLOBAL OTEC ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER PRIMEIRO CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA PARA OTEC NO SIDS

OTC

Lisboa, Portugal, 1 de julho de 2022: Apoiado pelo poderoso SIDS DOCK Bureau, composto pelos primeiros-ministros do Reino de Tonga e Belize e pelo Presidente da República de Seychelles e pela coalizão SIDS DOCK de 32 países, a São Tomé & Príncipe e a Global OTEC assinaram o primeiro acordo mundial para desenvolver um PPA para o desenvolvimento e implantação de uma plataforma flutuante OE.

Por iniciativa da Global Ocean Energy Alliance (GLOEA), como membros e signatários de uma Parceria Público Privada (PPP), o governo de São Tomé e Príncipe, juntamente com os parceiros SIDS DOCK, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Global OTEC chegaram a um marco importante. As assinaturas das partes de um Memorando marcam a base de um entendimento mútuo dos parâmetros legais e comerciais envolvendo a implantação da tecnologia OTEC para a nação das ilhas gêmeas de São Tomé e Príncipe.

Dr. Jorge Bom Jesus apresentou-se no Hotel Eurostars Universal em Lisboa Portugal em frente a alianças intergovernamentais, chefes de Estado dos Estados desenvolvidos de Pequenas Ilhas (SIDS), outros dignitários e representantes do Estado-nação, e outros parceiros privados para declarar orgulhosamente a implantação completa da plataforma flutuante OTEC da OTEC global, "Dominique", até 2024. Reconhecer a magnitude desse projeto, ao mesmo tempo em que expressa disposição para buscar uma alternativa sustentável às importações de combustíveis fósseis, é um grande passo para o progresso ambiental e econômico de São Tomé e Príncipe e abre caminho para outros SIDS. O projeto inicial da OTEC contribuirá para alcançar vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como reduzir o custo atual nivelado de energia elétrica (LCOE) por uma margem significativa possibilitada pelo financiamento concessionário apoiado pela UNIDO.

Em 19 de setembro de 2020, a frutífera aliança entre a Global OTEC e o Governo de São Tomé e Príncipe começou como uma Carta de Expressão foi submetida à Secretaria do DOCAS sids indicando interesse em prosseguir com a implantação offshore da Dominique. Em questão de meses, um Memorando foi assinado entre a SIDS DOCK e a Global OTEC. Após a conclusão de estudos de pré-viabilidade e simulações de desktop da tecnologia, a Global OTEC recebeu um convite pessoal para São Tomé em uma Missão SIDS DOCK. Estudos de campo sobre a viabilidade específica do local de uma planta da OTEC foram realizados em abril de 2022. 53 dias depois, as partes têm o orgulho de anunciar que um Memorando para a próxima etapa foi assinado entre o governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, SIDS DOCK e Global OTEC.

Fonte:São Tomé & Príncipe e Global OTEC assinam acordo para desenvolver primeiro Contrato de Compra de Energia para OTEC na SIDS — Global OTEC

Directorate

Add new comment

Restricted HTML

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.